Membros do Ministério Público de todo o país, participaram nesta semana, do 23º Congresso Nacional do MP, que aconteceu em Goiânia/GO.

Promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), o evento que acontece a cada dois anos, foi realizado pela Associação Goiana do Ministério Público, e teve como temática, Ministério Público e a defesa dos direitos fundamentais: foco na efetividade.

Participante do evento, o Presidente da AMMP, Promotor de Justiça Roberto Turin, avaliou como altamente positiva e expressiva a presença de membros do MP MT, nesta 23ª edição do evento. Para Turin, o Congresso foi um momento de união de Membros do Ministério Público de todo o País e de renovação dos propósitos e ideais do MP.

Com discussões de questões jurídicas, econômicas e sociais relacionadas à atuação do MP, foram abordados durante o evento temas como: Efetividade no Combate à Corrupção; Justiça Penal e o Ministério Público; Proteção do Meio Ambiente, entre outros.

O Congresso também sediou reuniões do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), da CONAMP, do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do MP dos Estados e da União (CNCG), e outros órgãos colegiados ligados ao MP brasileiro.

Entre os palestrantes do evento, na abertura oficial, o Ministro da Justiça Sérgio Moro, destacou em sua fala o enfrentamento ao crime organizado e à corrupção sistêmica. Já no encerramento do Congresso, a palestrante foi a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que abordou a temática Ministério Público, Direitos Fundamentais e Democracia.

Por AMMP